Neurociência

Significado de Neurociência (dicionário Dicio)

substantivo feminino

“Ciência que estuda o sistema nervoso, a organização cerebral, a anatomia e a fisiologia do cérebro, além de sua relação com as áreas do conhecimento (aprendizagem, cognição ou comportamento).Reunião dos saberes e conhecimentos que se relacionam com o sistema nervoso”

Você já se perguntou por que o estresse causa certas reações em nosso corpo? Ou como aprendemos a identificar o sabor de uma banana? Ou por que algumas drogas (geralmente ilícitas) alteram nossas percepções e sentimentos? Todas essas questões (e muito mais) são a proveniência da neurociência.

 

Nós, os humanos temos cerca de cem bilhões de neurônios, ou células cerebrais, cada um com cerca de mil conexões com outras células. Um dos grandes desafios da neurociência moderna é mapear todas as redes de comunicação célula a célula - os circuitos cerebrais que processam todos os pensamentos, sentimentos e comportamentos.

Dessa maneira, neurocientistas se concentram no cérebro e seu impacto no comportamento e nas funções cognitivas. A neurociência não está apenas preocupada com o funcionamento normal do sistema nervoso, mas também com o que acontece com o sistema nervoso quando as pessoas têm distúrbios neurológicos, psiquiátricos e do neurodesenvolvimento.

img-o-que-e-neurociencia.png

UNODEP

bg-neurociencia-01.jpg

Por que a neurociência é importante?

A neurociência afeta muitas, senão todas as funções humanas, mas também contribui para uma melhor compreensão de uma ampla gama de condições comuns.

Uma maior compreensão dos fatores neurológicos pode ajudar no desenvolvimento de medicamentos e outras estratégias para tratar e prevenir muitos problemas de saúde.

Os ramos mais comuns são neurociência cognitiva e comportamental.

Neurociência Cognitiva

A neurociência cognitiva especifica o estudo científico dos substratos biológicos subjacentes aos processos cognitivos e mentais e aborda questões como como as funções psicológicas / cognitivas são refletidas pelos circuitos neurais no cérebro.

Neurociência comportamental

Em contraste, a neurociência comportamental (também conhecida como biopsicologia), por outro lado, aborda o impacto do sistema nervoso na atenção, percepção, motivação, desempenho, aprendizagem e memória e suas manifestações no comportamento humano. Os estudos em neurociência comportamental enfocam a interação do cérebro e do comportamento em ambientes reais ou simulados.

Essas são apenas duas de algumas vertentes da neurociência - há muito mais ramos separados e áreas frequentemente se sobrepõem na pesquisa. O papel da neurociência em psicologia incorpora linhas da disciplina que incluem neurociência comportamental, neurociência social e muito mais.