Palestra para Empresas

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), um ambiente de trabalho que não é agradável para o trabalhador é um dos principais causadores e potencializadores de doenças físicas e mentais.

Sem falar que depressão e ansiedade são doenças mentais que mais atingem a população mundial. São mais de 300 milhões de pessoas no mundo que sofrem com elas.

O equilíbrio emocional para lidar com problemas externos e internos e as vivências também faz parte da saúde mental. A capacidade de lidar com as próprias emoções e problemas e também saber lidar com o outro, mantendo uma certa plenitude.

Quase sempre se supõe que a doença mental de um trabalhador se desenvolve fora do local de trabalho. No entanto, essa pessoa pode desenvolver a doença mental antes do emprego ou durante o emprego.

 

Um ambiente de trabalho "insalubre" ou um incidente no local de trabalho pode causar estresse considerável (pelo menos 72% dos trabalhadores brasileiros sofrem alguma sequela ocasionada pelo estresse) e contribuir para o desenvolvimento de doenças mentais.

img-saude-mental.png

O que é saúde mental?

De acordo com o Sistema Único de Saúde (SUS), a saúde mental é um estado de bem-estar do ser humano. Em que o indivíduo é capaz de usar de suas habilidades se recuperando do estresse do dia a dia e ser produtivo.

UNODEP

Como cuidar da saúde mental de funcionários

É possível antecipar alguns fatores que contribuem para esse tipo de  problemas e elaborar estratégias para manter um caminho positivo para a saúde mental e encorajar o relato precoce dos sintomas, que geralmente incluem indivíduos com falta de autonomia em suas funções, pouca clareza no trabalho, falta de treinamento / conhecimento para desempenhar suas funções ou trabalhar isoladamente.

Nas últimas décadas, a atenção primária à saúde mental dos trabalhadores tem sido razão de diferentes estudos e discussões. Os gestores e outros líderes que atuam em funções de coordenação de equipes já perceberam que o sucesso do empreendimento depende da estabilidade emocional e psíquica do seu time de colaboradores.

Cuidar da saúde mental dos trabalhadores passou a ser um grande diferencial para a conquista de melhores resultados.

img-saude-mental-de-funcionarios.jpg

Agende uma palestra

É recomendado investir em ações que acolham os funcionários mais afetados pelos desequilíbrios psíquicos. Uma boa alternativa é promover palestras que ensinem técnicas de controle dos problemas que causam instabilidade mental nos funcionários.

A Dra. Kátia Jacopeti está disponível para palestras onde ela discorre sobre como um ambiente saudável reflete diretamente na produtividade de um funcionário. Amplie seus resultados cuidando daqueles que fazem parte do organismo de sua empresa.
Palestra gratuita com mais de 50 participantes.